Teoria do Desenvolvimento de Montessori
Dra. Maria Montessori, em suas observações e estudos, divide a vida humana em três estágios diferentes de crescimento:
- O primeiro vai do nascimento aos seis anos.
- O próximo estágio da vida humana começa aos seis e chega aos doze anos.
- O terceiro estágio é dos doze aos dezoito anos.
Durante esses estágios a criança vai conquistando sua independência. Essa independência é uma necessidade da criança para garantir sua felicidade. Uma criança que não tenha esse desejo de independência, ao invés de felicidade em estar no meio em que vive, passa a ter medo deste.
A criança nasce com o que Montessori chama de mente absorvente. Ela é capaz de absorver tudo que se encontra ao seu redor. Por isso, especialmente no primeiro momento da vida, temos que tornar o ambiente o mais atraente possível.
Para Montessori, a linguagem é uma das maneiras da criança interagir com o meio. A linguagem surge na infância num processo natural e inconsciente, diferente de quando somos adultos e queremos aprender uma segunda língua. É a necessidade do ser humano de se expressar que nos diferencia das outras espécies na Terra.
Ela acreditava que a aprendizagem ocorre por conta própria. Por isso é necessário se ter vontade de aprender. A filosofia Montessoriana acredita que para uma criança aprender o ambiente de apredizado deverá permitir, entre outras coisas, a satisfação da criança em aprender sozinha. Para que isso aconteça é necessário que o professor observe atentamente as preferências e necessidades de cada criança para proporcionar-lhe as apresentações das atividades de interesse e que estejam dentro de sua capacidade de aprendizagem naquele momento, evitando qualquer tipo de frustração.
Com isso a criança passa a ter uma auto-confiança que lhe permitirá desenvolver hábitos de iniciativa própria, nos quais irá procurar, por conta própria atividades em que poderá repetir o que já aprendeu, ensinar aos colegas ou até mesmo aprender algo novo.
O método promove o desenvolvimento da concentração. As atividades propostas fazem as crianças aprenderem a trabalhar e brincar com os outros além de trabalhar e brincar sozinho. Aprende também a dividir suas experiências, idéias e os materiais.
Maria Montessori acreditava que a criança aprende e pensa bem diferente dos adultos. O componente central da sua teoria são os períodos sensíveis. O cientista holândes, Hugo de Vries descobriu esses períodos sensíveis nos animais e Maria Montessori descobriu na sua escola que também existem em crianças.
Um período sensível refere-se a uma sensibilidade especial que uma criatura possui no seu estado infantil, enquanto ainda está em evolução. É uma disposição passageira e limitada à aquisição de uma determinada peculiaridade. Uma vez que essa peculiaridade ou característica foi adquirida, a sensibilidade especial desaparece. Toda característica específica de uma criatura é adquirida com a ajuda de um impulso passageiro. Sendo assim, o desenvolvimento não deve ser atribuído à uma vaga predeterminação congenita mas sim aos esforços que são cuidadosamente guiados por instintos passageiros ou periódicos. Estes dão a direção fornecendo um impulso à um determinado tipo de atividade que pode ser notavelmente diferenciada da de um adulto da mesma espécie. Uma falha ao seguir esses impulsos significa que a criança se torna desamparada e inapta. Mas se a criança não foi capaz de agir de acordo com as diretrizes dos seus períodos sensíveis, a oportuniddade de uma conquista natural se perde. A criança aprende a se ajustar ao meio através dos períodos sensíveis. É esta sensibilidade que permite à criança entrar em contato com o mundo externo de maneira mais intensa.
Quando o período sensível desaparece, vitórias intelectuais são visíveis através de processos de raciocínio e esforços voluntários. Daí surge a preocupação com o trabalho. Esta é a diferença essencial entre a psicologia das crianças e dos adultos.
Se a criança não tiver acesso à experiências que permitam seu desenvolvimento de acordo com seu período sensível, no tempo certo, sofrerá um distúrbio no seu desenvolvimento. Maria Montessori divide os períodos sensíveis em:
- Período Sensível para Ordem
- Período Sensível para Detalhes
- Período Sensível para Utilização das Mãos
- Período Sensível para Andar
- Período Sensível para Linguagem
Como Reconhecer uma Escola Montessori
Uma Escola Montessori é facilmente reconhecida através das seguintes características:
1) Possui materiais elaborados pela Dra. Maria Montessori
- Estes materiais são simples e atraentes
- Sempre ao alcance da criança
- Podem ser utilizados quando e quantas vezes a criança desejar
- Cada material tem sua dificuldade isolada para que o objetivo de aprendizagem do mesmo seja adquirido com maior sucesso
- São desenhados para preparar a criança indiretamente para um aprendizado futuro
- Começam com idéias concretas e gradualmente se tornam representações abstratas
- São desenhados para auto-educação
- O controle de erro está no próprio material fazendo com que a criança reconheça seus próprios erros evitando que um adulto tenha que a corrigir durante o processo de aprendizagem
2) Crianças de idades misturadas para melhor interação do grupo
Os mais velhos:
- Servem de modelo para os mais novos;
- Conquistam autoconfiança e auto-estima ao ajudarem seus colegas;
- São valorizados pelo que sabem
Os mais novos:
- Buscam mais atividades pois querem ser como seus modelos;
- Aprendem mais rápido com o auxílio de um colega;
- Sentem-se amados e queridos
3) Profissionais qualificados que:
- Possuem a função de um orientador;
- Não resolvem todas as dificuldades;
- São a conexão vital entre a criança e o ambiente preparado;
- Não são o centro da educação;
- Se curvam à criança para falar olho no olho;
- São, cada um, um aprendiz, assim como a criança;
- Estão constantemente alertas para a direção que a criança está querendo aprender;
- Ativamente buscam caminhos para ajudá-la a atingir seus objetivos.
Diferenças do Método Montessori
MONTESSORI
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OUTROS MÉTODOS
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Respeito por diferenças individuais;
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Ênfase na formação de um grupo;
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Motivação própria e processo de aprendizagem centrado na criança;
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Ênfase nas notas, punições e recompensas como motivação;
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Salas com idades misturadas, onde as crianças aprendem observando os colegas;
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Estudantes agrupados cronologicamente para se adequar ao planejamento dos professores;
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Aprendem no seu próprio tempo, livres para se aprofundar numa matéria o quanto desejarem e de acordo com seu entusiasmo;
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Ensina-se através de aulas pré-estabelecidas para todos os alunos assitirem ao mesmo tempo;
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Crianças aprendem praticando na sala de aula com a supervisão ou assistência de um professor quando necessário;
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Alunos devem praticar sozinhos e recebem nota por suas lições de casa ou trabalhos não monitorados;
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A sala de aula é usada como biblioteca ou fonte de pesquisa e estudo: as crianças são livres para se mover e cansam menos;
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Estudantes trabalham em carteiras e passivamente sentam e ouvem às longas aulas oferecidas;
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O conhecimento é adquirido através de materiais concretos, cientificamente desenhados para acrescentar o pensamento conceitual e levar abstração;
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O conhecimento freqüentemente consiste em memorização de informações irrelevantes de conhecimentos abstratos não relacionados às experiências diárias das crianças;
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O professor verifica no dia a dia o aprendizado das crianças através das apresentações e observações.
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Os testes marcados não levam em consideração a preparação de cada indivíduo. Os estudantes são intimidados e ensinados que passar de ano é mais importante que saber.
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Pretendo fazer meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o Método Montessori. Estou descobrindo o método com um olhar atento de encantamento.
ResponderExcluirGostaria de ter dicas, indicações de livros, materiais, vídeos sobre o método.
Obrigado!